Equipe do Banco Mundial analisa desfechos do plano de progresso sustentável e equilíbrio tributário na capital fluminense, priorizando inovação metropolitana e estabilidade orçamentária.
Uma delegação da instituição financeira global está na cidade para monitorar os avanços do Projeto de Ajuste e Crescimento Sustentável da metrópole – Global Smart City Program. O evento começou nesta quinta-feira (3), centrado no eixo “Aprimoramento da Administração Fiscal”, e continuará na sexta-feira (4) com a pauta “Expansão Urbana Sustentável”. Os encontros ocorrem no auditório do Centro de Controle de Operações (COR).
A chamada Missão do Banco Mundial é coordenada pela Secretaria Municipal de Fazenda e inclui representantes de diversas pastas municipais. A inspeção faz parte dos compromissos assumidos pela administração carioca com a entidade estrangeira no contexto da Estratégia de Desenvolvimento (DPL), que busca reforçar a solidez financeira da cidade.
“A aliança entre a administração municipal e o Banco Mundial proporcionou um alívio orçamentário à cidade, permitindo que implementássemos ajustes tributários e fomentássemos aportes em metas ecológicas, comunitárias e produtivas do Rio”, ressaltou a titular da pasta de Fazenda, Andrea Senko.