De acordo com a Presidência da República, a audiência está agendada para as 8h15, no fuso horário de Roma. O mandatário viaja para a capital italiana no domingo para integrar a Cúpula Mundial da Nutrição. O governante Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra-se na segunda-feira (13) com o Santo Padre Leão XIV.
O dado foi veiculado em nota oficial do governo papal. Conforme a sede do governo federal, a reunião deve acontecer às 8h15 da manhã, horário de Roma.
O Presidente chega à capital italiana no domingo (12) para estar na sessão de abertura do Encontro Mundial da Alimentação 2025, principal acontecimento do calendário da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A ida do mandatário assinala as celebrações pelos 80 anos de fundação da FAO e acontece em um contexto significativo, alguns meses depois da divulgação da saída da nação sul-americana do Mapa da Fome, conforme o documento O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025), publicado em julho.
Também na segunda-feira (13), igualmente na sede do organismo internacional, o chefe do Executivo brasileiro conduzirá o encerramento do Segundo Encontro do Grupo de Líderes da Coalizão Internacional contra a Fome e a Miséria. Ele fará a abertura do local que abrigará o Mecanismo de Apoio da Coalizão, que atuará como a secretaria da iniciativa.
Em diálogo com a imprensa na última quarta-feira (8), o principal responsável pela área de Segurança Alimentar e Nutricional do Itamaraty, embaixador Saulo Arantes Ceolin, declarou que a participação do Presidente nas atividades ressalta a ligação histórica e estratégica entre o país e a agência da ONU.
“O propósito central da visita é este: marcar presença no Fórum e, principalmente, celebrar o marco dos 80 anos da entidade, que é tão relevante e com a qual o Brasil cultiva uma parceria sólida há décadas”, afirmou o diplomata.