A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) uma nova fase da Operação Overclean, que apura o desvio de recursos de emendas parlamentares em municípios da Bahia, com foco em familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). O parlamentar não é alvo da investigação.
Entre os investigados estão o irmão de Elmar, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, prefeito de Campo Formoso (BA), e o primo, vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, também do município. O ex-presidente da Codevasf Marcelo Andrade Pinto e um ex-assessor do deputado, Amaury Albuquerque Nascimento, também são investigados.
As suspeitas envolvem manipulação de licitações, desvios de recursos públicos e pagamento de propina, além de tentativas de obstrução das investigações. Durante buscas, a PF encontrou dinheiro em espécie guardado dentro de um sapato no endereço do vereador Francisco Manoel. Embora o valor não tenha sido apreendido por ser inferior a R$ 10 mil, ele terá que justificar a origem do dinheiro à Justiça.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Brasília, Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João e Petrolina.
Elmar Nascimento afirmou à TV Bahia que nenhuma emenda de sua autoria está sob investigação.