Quatro dias após ter sido confirmado com a doença, o ex-chefe de Estado José Sarney (MDB) teve seu quadro de saúde classificado como em “evolução positiva” em relatório médico divulgado nesta segunda (21). Segundo a equipe médica responsável pelo acompanhamento, novos exames realizados nesta data não identificaram mais a presença do vírus, indicando boa resposta ao tratamento.
O político, que completa 95 anos na próxima quinta (24), já está autorizado a retomar suas atividades normais. A informação foi confirmada por sua assessoria, que destacou os planos do ex-mandatário de viajar para seu estado natal, o Maranhão, para celebrar a data com parentes e amigos próximos.
O diagnóstico inicial havia sido confirmado na última quinta (17), quando Sarney apresentou sintomas característicos da infecção respiratória. A rápida recuperação do nonagenário foi atribuída ao esquema vacinal completo e ao acompanhamento médico imediato.
A equipe de saúde responsável pelo caso reforçou que continuará monitorando o estado clínico do ex-presidente nos próximos dias, embora já considere superado o período crítico da doença. Sarney, que governou o país entre 1985 e 1990, mantém agenda reduzida de compromissos, mas segue ativo na vida política como membro honorário de seu partido.
