O presidente Donald Trump ameaçou na quinta-feira impor uma tarifa massiva sobre o álcool europeu em resposta à retaliação da União Europeia contra suas tarifas de aço e alumínio — uma escalada de retaliação de uma guerra comercial que poderia facilmente sair do controle.
Em uma publicação no Truth Social, Trump disse que seu governo imporia uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE, a menos que rescindisse a tarifa de 50% que o governo europeu impôs na quarta-feira sobre bebidas destiladas dos EUA.
“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE E PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE”, disse Trump. “Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA.”
A resposta dos Estados Unidos à resposta da Europa às tarifas dos Estados Unidos no intervalo de 36 horas mostra como as guerras comerciais podem rapidamente sair do controle. Depois que as tarifas de 25% de Trump sobre alumínio e aço entraram em vigor à meia-noite da manhã de quarta-feira, a UE imediatamente retaliou contra o que chamou de uma ação comercial “injustificada” do governo Trump.
As contramedidas da UE incluíram tarifas sobre €26 bilhões (US$28 bilhões) em produtos americanos, incluindo tarifas sobre barcos, bourbon e motocicletas. As medidas, que devem entrar em vigor em abril, são “rápidas e proporcionais”, disse a UE em um comunicado.
As ações caíram ainda mais na quinta-feira devido à escalada da guerra comercial. O S&P 500 caiu para território de correção, com uma queda de 10% em relação ao seu recorde histórico alcançado apenas três semanas atrás.
A indústria de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos disse na quarta-feira que estava se preparando para a dor das tarifas retaliatórias.
Agora, se a disputa comercial continuar a escalar, os fabricantes de bebidas alcoólicas dos EUA podem precisar lidar com ainda mais retaliação.