O Tabloide BrasilO Tabloide BrasilO Tabloide Brasil
  • Sociedade
    • Natureza
    • Economia
    • Nacional
    • Política
    • Segurança
    • Turismo
  • Saúde
    • Ciência
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Cultura
    • Artes
    • História
    • Literatura
  • Colunas
    • Bem Estar
    • Esporte
    • Jurídico
    • Negócios
  • Tech
    • Internet
Notificação Mostre mais
Resizer fonteAa
O Tabloide BrasilO Tabloide Brasil
Resizer fonteAa
  • Sociedade
  • Saúde
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Cultura
  • Colunas
  • Tech
Search
  • Sociedade
    • Natureza
    • Economia
    • Nacional
    • Política
    • Segurança
    • Turismo
  • Saúde
    • Ciência
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Cultura
    • Artes
    • História
    • Literatura
  • Colunas
    • Bem Estar
    • Esporte
    • Jurídico
    • Negócios
  • Tech
    • Internet
Siga-NOS
Saúde

O crescente papel da telemedicina no cuidado à saúde

Última atualização: 23 de Fevereiro, 2021 13:49
Por
Redação O Tabloide
Compartilhar
8 Min Leia
Compartilhar

Por: Dr. Hyun Seung Yoon, gerente médico do ClubSaúde

O que é a Telemedicina?

Telemedicina (do prefixo grego tele: longe) é o cuidado à saúde à distância, através do uso das ferramentas tecnológicas para a comunicação e para o compartilhamento das informações médicas.

O Conselho Federal de Medicina brasileiro define a Telemedicina como: “o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde”.

Os primórdios da Telemedicina.

O conceito de telemedicina não é novo. Filmes e seriados de ficção científica já abordavam o tema, como em “Os Jetsons”, de 1962, onde “videochats” e teleconsultas são corriqueiros no mundo futurista de 2062.

A NASA já realizava a monitorização da saúde dos astronautas no espaço através da telemetria de sinais vitais. A atual tecnologia permite até que um leigo, conduzido por médicos na Terra, realize um exame ultrassonográfico na estação espacial (ISS) e compartilhe as imagens em tempo real.

Mesmo antes da regulamentação da telemedicina, médicos e pacientes informalmente já faziam uso de conversas telefônicas, fax, “pagers” e, mais recentemente, redes sociais e aplicativos de mensagens via web, como o WhatsApp®.

Em outubro de 1999, em Tel Aviv, Israel, durante a 51ª Assembléia Geral da Associação Médica Mundial, foi proposta a “Declaração de Tel Aviv sobre responsabilidades e normas éticas na utilização da telemedicina”, como um modelo de orientação ética para as atividades de telemedicina.

A emissão de Telelaudos, ou seja, análise das imagens e emissão dos laudos de exames como Tomografias e Ressonâncias ou eletrocardiogramas por médicos distantes do local onde o exame está sendo realizado já é realidade no país há vários anos.

A resistência à incorporação da Telemedicina na prática clínica.

Houve muita resistência inicial à implantação da Telemedicina no Brasil, seja pelas limitações técnicas, impossibilidade de realizar exames físicos, falta de regulamentação específica, restrições éticas e até por receio da classe médica de perder consultas presenciais e pacientes.

Desde 2007 o Ministério da Saúde tem instituído o Programa Nacional de Telessaúde, com foco na atenção primária, implementado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de municípios selecionados, permitindo a emissão de laudos de exames de eletrocardiograma à distância, avaliação de exames radiológicos por radiologistas teleconsultores e a realização de exames de ultrassonografia obstétrica em unidades móveis, monitoradas em tempo real por médicos especialistas.

Porém uma consulta direta entre o paciente e um médico à distância ainda permanecia no campo conceitual.

Até o advento da assinatura digital eletrônica certificada e de plataformas de prontuários eletrônicos ágeis, confiáveis, seguras e gratuitas ou de baixo custo, integradas com os demais integrantes do ecossistema da saúde, não havia garantias de que os laboratórios, farmácias e hospitais reconhecessem um pedido de exames ou receita médica emitida via “web”.

Porém no final de 2019 um acontecimento de repercussão mundial viria a mudar radicalmente este cenário.

O advento da Pandemia de COVID.

O advento da pandemia do novo coronavírus mostrou ao mundo a real importância de implementar a Telemedicina.

As restrições à mobilidade por quarentena ou “lockdown” e a necessidade de evitar o contágio nas consultas presenciais reduziram drasticamente o volume de atendimentos eletivos em consultórios médicos e hospitais, enquanto lotava prontos-socorros e unidades de terapia intensiva com doentes graves, sobrecarregando os sistemas de saúde pública.

A necessidade urgente da telemedicina para reduzir o fluxo de pacientes aos serviços de urgência e garantir a continuidade dos cuidados aos pacientes crônicos e doentes isolados em suas residências se tornou evidente.

Os benefícios da Telemedicina

Além da comodidade de realizar a consulta de qualquer lugar com uma conexão disponível, sem precisar se deslocar até consultórios ou hospitais, a Telemedicina evitou que milhares de pacientes sobrecarregassem ainda mais os sistemas de saúde com idas desnecessárias aos prontos-socorros durante a pandemia, disponibilizando mais recursos para os casos mais graves e evitando assim mais mortes.

Também gerou uma grande economia quanto aos custos de deslocamentos e reduziu o risco de contágio de pacientes não-portadores de COVID e seus acompanhantes nos hospitais.

A mesma tecnologia pensada para facilitar o atendimento de pacientes em locais remotos ou isolados permitiu o atendimento aos doentes isolados pela pandemia.

O que vislumbrar para o futuro?

As possibilidades de ampliar os horizontes da Telemedicina são imensas.

Já existem robôs-cirurgiões controlados à distância, que permitem que um médico especialista realize a cirurgia de um paciente à partir de outro país, apoiado por uma equipe de cirurgiões locais que posicionam o paciente e o robô.

Equipamentos médicos utilizados em cuidados domiciliares (“homecare”) permitem a uma central à distância monitorar parâmetros como oximetria, pressão arterial e frequência cardíaca, e até parâmetros dos ventiladores respiratórios.

Dispositivos “wearables” e aplicativos em “smartphones” permitirão reduzir a lacuna da inviabilidade da realização do exame físico nas teleconsultas, e permitirão que exames sejam realizados em domicílio pelo próprio paciente, sob orientação do médico.

O desenvolvimento de tecnologias não-invasivas para monitorização dos sinais vitais, a miniaturização dos equipamentos e a redução dos custos ao longo do tempo nos permitem vislumbrar que, pelo menos na medicina, o 2062 dos Jetsons parece cada vez mais próximo.

A Telemedicina no ClubSaúde

A Telemedicina do ClubSaúde tem assumido um papel cada vez mais relevante, não somente no atendimento aos casos de COVID, mas como importante ferramenta de gestão e atenção primária à saúde.

Apenas no atendimento aos casos suspeitos de COVID, no contexto de um programa específico para um grande cliente Clubsaúde, foram realizadas entre Abril e Dezembro de 2020 mais de 15.000 consultas, agendadas e realizadas em menos de 24 horas em 97% dos casos, com alto índice de resolutividade e aprovação, onde mais de 95% dos pacientes consideraram o atendimento como bom ou ótimo.

Incorporando novas especialidades, implementando protocolos e linhas de cuidados para patologias como diabetes, dislipidemias, hipertensão e doenças cardiovasculares, cuidados psicológicos e saúde mental e apoio à saúde ocupacional, a Telemedicina do ClubSaúde visa não somente atender de maneira prática, eficaz e acessível o paciente que busca o tratamento, mas um verdadeiro promotor de saúde e qualidade de vida.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Reddit Telegram Email Cópia de Link
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Notícias

Letalidade policial em São Paulo registra 142 mortes no primeiro trimestre de 2026
Gás de treinamento da Polícia Militar em São Paulo deixa cinco alunos de escola hospitalizados
Sociedade
Sarampo avança em São Paulo com três novos casos confirmados em bebês de até um ano
Sarampo avança em São Paulo com três novos casos confirmados em bebês de até um ano
Saúde
Itamaraty acusa EUA de usar sobretaxas de 25% para interferir nas eleições brasileiras de 2026
Itamaraty acusa EUA de usar sobretaxas de 25% para interferir nas eleições brasileiras de 2026
Política
Modelo brasiliense de 44 anos morre em terremoto que devastou a costa da Venezuela
Modelo brasiliense de 44 anos morre em terremoto que devastou a costa da Venezuela
Internacional
- Advertisement -
Ad image

Você pode gostar também!

sao-paulo-tera-medicamento-a-base-de-cannabis-no-sus
Saúde

São Paulo terá medicamento à base de cannabis no SUS

2 Min Leia
Hipertensão exige monitoramento constante e ajustes na rotina diária
Saúde

Hipertensão exige monitoramento constante e ajustes na rotina diária

4 Min Leia

Diagnósticos tardios: Entenda transtornos descobertos na fase adulta

2 Min Leia

Dia mundial sem carne: médica explica benefícios de alimentação com menos carne

4 Min Leia
O Tabloide Brasil
  • Política Privacidade
  • Termos e Condições
© 2018 - 2026. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?